O Sindicato dos Médicos no Estado do Tocantins (SIMED-TO) foi eleito nesta quinta-feira (13/11) para compor o Conselho Municipal de Saúde (CMS) de Palmas. Com a eleição, a entidade passa a integrar o colegiado, que atua como o principal órgão fiscalizador e deliberativo do Sistema Único de Saúde (SUS) na capital.
Para o presidente do SIMED-TO, Dr. Reginaldo Abdalla Rosa, a eleição fortalece a categoria na defesa do sistema público de saúde. "Esta é uma vitória importante para a categoria médica. O SIMED-TO assume este assento com grande responsabilidade, comprometido em contribuir ativamente para o fortalecimento do SUS em Palmas, pois a entidade defende uma saúde pública de qualidade para toda a sociedade e melhores condições de trabalho para os profissionais", afirmou.
A eleição amplia a participação do sindicato em órgãos de controle social no sistema público de saúde. O SIMED-TO já possui assento para o triênio 2024-2027 no Conselho Estadual de Saúde (CES/TO), que conta com 56 membros (titulares e suplentes). No colegiado estadual, o Dr. Reginaldo Abdalla atua como titular e a Dra. Janice Painkow como suplente.
O CMS de Palmas, regido pela Lei Municipal Nº 2.310/2017, é um órgão permanente deliberativo sobre as políticas de saúde na cidade que se reúne mensalmente. É formado por 32 membros titulares e seus respectivos suplentes, garantindo a participação popular de 50%, ou seja, 16 representantes dos usuários do SUS; 25% (oito) representantes dos trabalhadores da saúde, segmento este que o SIMED-TO passa a integrar e outros 25% (mais oito) representantes do governo e de prestadores de serviços.



