Dirigentes da FMB e representantes de sindicatos de base tiveram no ultimo dia 20, quinta-feira, um dia repleto de muitas reuniões na capital federal. Um dos encontros foi com a ministra da Saúde,Nísia Trindade Lima, acompanhada de gestores da instituição.
“Foi uma reuniãomuito produtiva em que foi possível conversar sobre assuntos de grande importância para a categoria médica, como a implantação da carreira de estado nacional, a Revalidação do diploma, os mecanismos fiscalizadores das faculdades de medicina”, aponta o presidente da FMB, Tadeu Calheiros.
“Cada caminhada tem que ter os primeiros passos. Estamos juntos na luta em defesa da saúde de qualidade e na garantia dos direitos dos médicos”, confirma o vice-presidente da FMB, Fernando Mendonça.
Além da ministra, os secretários do Ministério da Saúde, Nésio Fernandes, Helvécio Magalhães e Laíze Rezende, também tiveram a oportunidade de conversar com os dirigentes sindicais médicos.
Na reunião, foi entregue à ministra Nísia a Carta de Fortaleza, que reúne os eixos da saúde e da Medicina defendidos pela FMB. “Tivemos uma grande oportunidade de mostrar a importância da representação os médicos brasileiros nas discussões de políticas nacionais de saúde”, encerra Tadeu.
EBSERH
A Secretária de Finanças da FMB, Janice Painkow, acompanhada dos diretores e representantes de sindicatos de base José Roberto Cardoso Murisset, Fernando Mendonça, Tarcísio Campos, Paulo Tomé de Lima Bronze e Marlus Volney de Morais, estiveram reunidos neste 20 de abril, com o administrador da Ebserh, Fausto Figueira de Mello Júnior.
"Ao sair da reunião com a Ebserh, percebemos que a Empresa está aberta ao diálogo e, portanto, favorável à entrada da FMB na mesa de negociação. O que é muito importante, pois a Federação representa mais de 70% dos médicos da base dos hospitais que a Ebserh administra", destaca Janice Painkow, Secretária de Finanças da FMB.
FPMed
O presidente da FMB, Tadeu Calheiros, acompanhado de representantes de sindicatos de médicos da base, participou de reunião com o presidente da Frente Parlamentar da Medicina (FPMed), senador Hiran Gonçalves, em Brasília.
“Conversamos sobre a carreira médica de Estado, sobre o Revalida e escolas médicas, além da representação da FMB nos fóruns de decisão políticos do Brasil. Dr Hiran tem sido um grande apoio para o movimento médico sindical no Brasil e contamos com o apoio dele para defender a nossa categoria”, aponta Tadeu.
Participaram da reunião os dirigentes do Sindicato dos Médicos de Pernambuco, Walber Steffano, Cláudia Beatriz Andrade e Mário Jorge Lobo, do Sindicato de Rondônia, Flávia Lenzi, do Sindicato do Rio Grande do Sul, Fernando Uberti e Vinícius de Souza e do Sindicato do Acre, Gilson Lima.
NO SENADO
A presidente do Sindicato dos Médicos de Rondônia, Flávia Lenzi, e o diretor do Sindicato dos Médicos do Pará, Paulo Bronze, representaram a FMB em encontros com parlamentares no Congresso Nacional. Na pauta dos encontros com os senadores Jaime Bagatolli e Sergio Moro, e com os deputados federais, Coronel Chrisóstomo, Silvia Cristina, Éder Mauro, e Hélio Lopes, as pautas da categoria médica.
“A conversa com os representantes no Congresso Nacional é fundamental para que as demandas da classe médica sejam representadas e debatidas de forma adequada. A busca por melhorias na saúde pública passa pelo diálogo para alcançar soluções que afetam a vida dos médicos e da população”, destaca Flávia.
Texto: Com informações da FMB
Imagens: Ministério da Saúde