[caption id="attachment_2396" align="aligncenter" width="780"]
Diretoria e Conselho Fiscal durante solenidade de posse na sede do SIMED-TO (Fotos: Ademir dos Anjos)[/caption] O Sindicato dos Médicos no Estado do Tocantins (SIMED-TO) deu posse à diretoria e ao conselho Fiscal na noite desta sexta-feira (2) na sede da entidade em Palmas. A solenidade reuniu cerca de 300 pessoas no clube dos médicos e ficou marcada pelo tom crítico à gestão da saúde no Estado. Conselheiro federal do Conselho Federal de Medicina, o médico Pedro Eduardo Nader Ferreira tomou como norte o “quadro de penúria” da saúde pública no Estado. “Os gestores mais parecem corpos estranhos alojados em lugares não sabidos e ignorados, sem ação, mas perturbando o livre acesso das soluções”, disse. “E não há mais a quem reclamar, pois em instância alguma acha-se soluções Estamos todos anestesiados, embotados”. Primeiro Tesoureiro da Confederação Nacional das Profissões Liberais (CNPL), Ramiro Lubian Carbalhal, por sua vez, destacou os processos de precarizações nas relações trabalhistas que recaem sobre os profissionais liberais e destacou que a classe médica requer atenção. “Os médicos requerem um olhar mais acurado por seu trabalho impactar fortemente em todos os segmentos do nosso tecido social e produtivo”, disse. Entre esses processos, ele citou as contratações irregulares para prestação de serviços apenas por plantões; imposição da pejotização (por pessoas jurídicas), terceirizações e falsas cooperativas com o intuito único de burlar e suprimir direitos trabalhistas além de ações para sufocar e “ferir de morte” a representação sindical dos médicos. [caption id="attachment_2391" align="alignleft" width="300"]
Presidente faz seu discurso de posse listando desafios da gestão[/caption] A presidente reeleita do SIMED-TO, Janice Painkow, por sua vez, também teceu críticas à gestão estadual, ao citar problemas como o desabastecimento dos hospitais com a falta de insumos, medicamentos, equipamentos e recursos humanos, a presidente também destacou os calotes impostos pela atual gestão com a inadimplência de diversos direitos trabalhistas e até mesmo de profissionais específicos, como os anestesiologistas. “Diante deste cenário, assumir a gestão desta instituição se reveste de extrema preocupação e responsabilidade ante a complexidade dos desafios a enfrentar e diante do dever de dar continuidade ao trabalho árduo deste sindicato na defesa do médico, na discussão e no embate diário por políticas de saúde exitosas para a população”, destacou. “O ponto de partida desta nova gestão é tecer e executar um planejamento que ampliará os serviços em prol do médico associado e reforçará a atuação na defesa dos direitos conquistados pelos médicos e trabalhar para ampliá-los dentro de novas garantias legais”, complementou a presidente. [caption id="attachment_2393" align="alignleft" width="300"]
Presidente da FMB em discurso de apoio à gestão do SIMED-TO[/caption] Por sua vez, o presidente da FMB, Waldir teceu um panorama do cenário nacional na área da saúde para classificar como “dramática” a situação do médico brasileiro e destacar a credibilidade no trabalho do SIMED-TO. “Esse grupo, eu tenho certeza, vai enfrentar e enfrentará tudo em defesa dos médicos tocantinense contribuindo também com a participação na diretoria da FMB na luta para resgatar a dignidade dos médicos brasileiros, mas fundamentalmente e não menos importante, lutar de maneira incansável em defesa da saúde a favor da população do Tocantins. Também discursaram no evento o secretário estadual da Saúde, Marcos Musafir e municipal de saúde da Capital, Nésio Fernandes de Medeiros Júnior, destacando a necessidade de aproximação com a classe médica e o médico Tomé Cesar Rabelo, em nome do Conselho Regional de Medicina (CRM-TO).
Homenagem [caption id="attachment_2388" align="aligncenter" width="780"]
Dr Máximo recebe homenagem do SIMED-TO das mãos do presidente da FMB, Waldir Cardoso[/caption] Durante o evento, o presidente da FMB, Waldir Cardoso, entregou, em nome do SIMED-TO uma placa em homenagem ao médico Máximo da Costa Soares. Co-fundador do SIMED-TO e das demais entidades médicas no Tocantins, o médico teve reconhecidas sua inestimável dedicação ao movimento médico no Tocantins e sua atuação imprescindível para o fortalecimento do SIMED-TO desde a fundação.
Autoridades Entre as autoridades presentes estavam o prefeito de Palmas, Carlos Amastha, de Miranorte, o médico Frederico de Melo, o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos no Estado do Tocantins (SISEPE), Cleiton Pinheiro, entre outras. Das entidades médicas, participaram representantes de diversos sindicatos médicos do país: Silvana Soraya Gouveia Henriques Martins (Simed-PB), Eduardo Santana (Simego), Maria de Lourdes Carneiro David de Souza (Simepe); Iron Antonio de Bastos (Simea, de Anápolis/GO); Edilma de Alburquerque Lins Barbosa (Sinmed-AL); José Erivalder Guimarães de Oliveira (Simesp); Valdir Siroma (Sinmedms); Genildo Ferreira Nunes (AMT-TO), entre outros.