A segunda edição da Comenda Generosa Estrella, honraria criada pelo Sindicato dos Médicos no Tocantins (SIMED-TO), para laurear mulheres pioneiras e dedicadas à medicina no Tocantins foi marcada pela homenagem à médica paulista Heloisa Lotufo Manzano.
Radicada em Porto Nacional desde 1968, a pediatra recebeu a medalha da neta Gabriela Manzano, que estuda medicina na Universidade Federal do Tocantins (UFT). Ao lado da neta, a presidente do SIMED-TO fez a entrega do certificado que acompanha a medalha.
A comenda leva o nome da primeira médica brasileira, Maria Augusta Generosa Estrela e, segundo a presidente do SIMED-TO a homenageada mais que a merece. “Sua biografia entrelaça todas as escritas possíveis ao ser humano feminino. Sua história pessoal admirada por todos é a razão principal para nos reunir nesta noite, em que o sindicato dos médicos celebra o dia internacional da mulher, e homenageá-la”, disse.
Heloisa, em breve pronunciamento para agradecer, resumiu sua dedicação à medicina. “Foram tantas coisas boas que Deus me deu ao longo da vida que, para mim, tudo o que fiz não foi mais do que obrigação”. O médico Eduardo Manzano, esposa da homenageada, fez um agradecimento à esposa por se sentir honrado em segui-la em momentos tão importantes da vida. “Muito obrigado pela oportunidade de participar de todos esses momentos”, disse.
Um dos momentos marcantes da homenagem foi a exibição de um vídeo-documentário contando a trajetória da médica que nasceu em Santos, formou-se em medicina em São Paulo, pela USP, e, ao lado do esposo e de uma equipe, migrou para então norte de Goiás.
Em Porto Nacional, onde se fixaram, criaram um modelo de medicina comunitária, por meio da instituição Comsaúde, ainda hoje praticado pela médica. O vídeo contém depoimentos de colaboradores do serviço de saúde comandado pelo casal, dos filhos, filha e da neta que seguiu os caminhos da avó.
Música e comédia
A atriz e humorista Angela Dip se apresentou para os convidados e fechou a noite de homenagens. Com um show de stand up comedy a atriz falou sobre o comportamento feminino em ambientes particulares da mulher, como moda, casamento, família e sexo (muito sexo). A cantora tocantinense Gil Doliath fez o show musical.
[caption id="attachment_2008" align="aligncenter" width="780"] Médica Patrícia Amorim também presta homenagem à homenageada[/caption] [caption id="attachment_2005" align="aligncenter" width="780"] Família Manzano prestigia homenagem à matriarca, em solenidade no Clube dos Médicos, em Palmas[/caption] [caption id="attachment_2006" align="aligncenter" width="780"] Atriz Angela Dipp durante show de stand-up em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, em Palmas[/caption]